Convite para “… Em Breve”

Convite para “… Em Breve”

No dia 20 de Novembro, 3ª feira, pelas 18:00 na FNAC em Coimbra (Centro Comercial Fórum), terá lugar o lançamento do livro “…Em Breve”, um livro onde apresento crónicas que escrevi no Diário As Beiras e em alguns outros locais. Praticamente não fiz seleção de textos. Fui-os juntando e fiquei admirado como estavam em sequência como refletiam os dois conceitos que mais prezo: a coerência e a inflexibilidade de princípios.

É um livro que dá que pensar. Deixa pistas. Dá o exemplo. Gosto muito dessa ideia, de alguma forma romântica, de dar o exemplo. Dar o exemplo não é fazer o que os outros querem, nem andar certinho, nem ser um “penteadinho”, nem calar quando nos dizem para calar, e falar quando é útil a alguém, nem alinhar, ou desalinhar, nem estar fora da caixa, nem ser irreverente, provocador, nem ser diferente… é fazer o que está certo, pela nossa cabeça, com os olhos no futuro. É prescindir, voluntariamente, do interesse pessoal, e dizer o que deve ser dito, sem rodeios, nos olhos, só porque estamos convencidos de que é o que está certo. E é não virar a cara ao debate, é promovê-lo como única barreira ao arbítrio e aos enganos.

Falta muito isso em Portugal e no mundo. Pessoas que digam, em liberdade, o que na sua opinião está certo. E façam tudo aquilo que se impõe, só porque está certo. E o façam com sentimento e verdade. Falta sentimento e verdade na vida pública portuguesa. É (quase) tudo imagem e marketing. Mas também é (quase) tudo sem conteúdo.

É um livro que coloca o foco na memória e na história. Sem memória histórica, sem reflexão, estamos perdidos no tempo, sem rumo, e tendemos a cometer sempre os mesmo erros. Mas tarde ou mais cedo.

É um livro sobre Portugal, sobre os portugueses, sobre mim, sobre o que fui fazendo, sobre o que perdi e sobre o que ganhei.

É um livro que me define.

Gosto muito dele.

Espero que o queiram ler.

About author

Related Articles

Deixar uma resposta